sexta-feira, 9 de setembro de 2016

A importância do "share" nas redes sociais



Em nenhum lugar (fora numa avalanche de neve) a analogia com a bola de neve é tão boa quanto nas mídias sociais. Isso porque um share cresce em progressão geométrica (e não aritmética).

Vamos dizer que você posta aquela foto de um gatinho meigo dizendo bom dia e, assim, dois amigos seus, clicam em share! E aí, o poder do gatinho meigo faz com que cada 2 seguidores dos seus amigos também cliquem em share. E assim sucessivamente.




Então vamos lá:

1 – Você – Share
2 – Amigos – Share
4 – Amigos – Share
8 – Amigos – Share
16 – Amigos – Share
32 – Amigos – Share
64 – Amigos – Share
128 – Amigos – Share




* Em apenas 8 ações você teve 3423 shares. Levando em conta que cada pessoa tem 200 followers (ou amigos, enfim, conexões) O gatinho meigo ganhou 684.600 impactos e, levando em conta que o Tio Mark dá aquela seguradinha para baixo no seu conteúdo, podemos dizer que ele teve 136.920 visualizações.

Quero ver a bola de neve descendo a montanha ganhar do share agora! Ficou pequeno para ela.

Agora que você deseja esse poder da avalanche, vamos ver como fazer isso na prática.

Regras de ouro

1. Gere sentimento
Porque o gatinho meigo dando bom dia é o conteúdo mais postado no mundo (sim, é). Porque ele gera sentimento de empatia, carinho e meiguice aguda. E o bom dia é fogo, se você der bom dia para 10 pessoas na rua, 5 vão te responder, mesmo sendo estranhos. Se você for a Gisele Bunchen (ou o Caio Castro), 11 vão te responder, se você for o Bin Laden, -1 (ou seja, conteúdo é fera).

Portanto, gere um sentimento através da imagem (que você queira passar) com uma mensagem que vale a pena ser repassada (uma frase de impacto, basicamente).

2. Faça coisas chatas ficarem legais
O que é chato? Basicamente tudo que você tem que ver de forma repetitiva e/ou técnica. Você prefere ir para uma convenção de contabilidade ou uma festa da Ford Models? Portanto, se você for promover a festa da Ford Models, faça de forma direta (pois o seu evento já é atrativo). Se você for promover a convenção de contabilidade, use a criatividade sem perder a seriedade. Como? Veja os dois exemplos abaixo:


3. Construa interações
As ferramentas de rede social não são ferramentas de broadcast da sua mensagem, são locais onde as pessoas interagem. Elas gostam de interagir, por isso que fritam as ferramentas todos os dias com milhares de posts (afinal, por que razão uma pessoa faria uma #selfie?).

Use isso a seu favor, faça posts que gerem interações, pedindo para que as pessoas deem share na mensagem (por exemplo, se você concorda, divida) ou mesmo com incentivo direto como uma promoção onde o usuário ganha algo ao dar o share e marcar amigos.


4. Converse com as pessoas
Nada melhor do que uma grande marca conversar com alguém. Quando um famoso conversa com alguém, a pessoa acha o máximo. Quando não é famoso, a pessoa gosta muito. Em todos os casos as pessoas adoram falar com alguém. Portanto, dê muitos likes e comente muito os posts alheios com coisas positivas. Você verá que as pessoas vão amar sua pró-atividade.

Fernando SC Dias
http://noticias.r7.com/blogs/fernandoscdias/entenda-como-8-shares-viram-mais-de-3-mil-20160908/

Nenhum comentário:

Postar um comentário